terça-feira, 10 de março de 2015

Como vosso Pai

Sede como vosso Pai do Céu (cf. Mt 5, 48).

Assim diz o Senhor: "Será que eu tenho prazer na morte do ímpio? - Oráculo do Senhor. Não desejo, antes, que mude de conduta e viva?" (Ez 18, 23)

Deixai, pois, vossos juízos e empenhai-vos em conduzir os que erram à verdade e à justiça. Os que erram são numerosos e certamente estais entre eles. "Não é verdade que fazeis distinção entre vós, e que sois juízes de pensamentos iníquos?" (Tg 2, 4). "Onde está o motivo de se gloriar? Foi eliminado. Por qual lei? Pela das obras? Não, mas pela lei da fé" (Rm 3,27).

Olhai à vossa volta e vede se há um dentre vós completamente livre de culpas. Não julgueis, ao invés, sede como vosso Pai do Céu. Desejai que os ímpios - dentre os quais sois contados se em vós prevalece o juízo em vez da misericórdia - retornem à segurança do redil de Cristo. Trabalhai com todo empenho para a realização do Reino de Deus, cuja vinda pedis tantas vezes sem, no entanto, trabalhardes para que se realize. Realizai-o vós!

Se não vos julgais capazes, olhai e vede aqueles que vos precederam em semelhante ofício. Uma legião de mártires caminha à vossa frente enquanto vos deteis em murmúrios e resoluções vacilantes. Hesitais, dando provas de que sois mais fracos que os filhos das trevas, a quem julgais pensando que sois melhores do que eles. Levantai-vos, tende coragem e marchai todos vós! À vossa frente marcha vosso comandante, o Senhor, que combate por vós com braço forte.

"Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus." (Hb 12,1)