quinta-feira, 17 de maio de 2012

Miserere

Vejo olhares, vejo lágrimas sulcando almas, rios que nascem e secam e nascem sem termo, dores pulsantes, nascentes permanentes, contaminadas e contaminantes, murmúrio que ecoa e ressoa de um lado ao outro do mundo. Ouço e vejo lágrimas, ícone fúnebre do que vejo sentido e vejo latente no coração de outro, de outros, de tantos que passam, de tantos que ficam, de tantos que não querem passar. Vejo lamentos, ouço sorrisos tristes que tentam esconder o medo, a esperança frustrada de um final diferente do presente, coração humano, vale de sangue regado de lágrimas, montes, planícies, depressões, gritos contínuos vindos de todos os lados, lamento constante de almas que choram, pobres sempre presentes em toda parte, silêncio ausente aos ouvidos que querem ouvir, dor que se faz presente aos que não se aproximam indiferentes.

Vale mais que a vida a possibilidade de fazer a pena valer mais que lágrimas que caem em solo infértil, fazer valer a pena mais que um lamento, que um murmúrio incompreendido, que um grito que parece surdo aos passantes moucos, voluntariamente loucos. Trago comigo as lagrimas, os gritos que ecoam também dentro de mim, trago comigo as paisagens que vi como se foram elas cenário também meu, mesmo pisando meus pés em lugares diversos, e trago em meus olhos as mesmas nascentes que vejo, em minha alma sulcos abertos por lágrimas que não são minhas.

Encarnou-se o Verbo e tomou para si as misérias da carne que tomou para si, trouxe em seus olhos lágrimas que antes não tinha, choro sempre às portas por causa das dores que via, dos lamentos que ouvia por toda parte, estendeu a mão e ofereceu o coração aos que o tinham quase morto e morreu para dar-lhes vida e viveu além da morte que escolheu. A ele sigo e trago comigo seu coração enquanto morre o meu das dores que sinto dos outros que também morrem. Vive o Cristo onde morre o homem, vive o Cristo em mim quando morro e vivo nele, quando O vejo nos que padecem e me encontro neles e O encontro neles chamando-me a amá-Lo mais, a amá-Lo com toda a vida do meu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário