quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Coroação de Nossa Senhora

Pai Nosso que estais no Céu, revelai-nos vossa glória e glorificai o Vosso nome pelas graças que nos dais, purificando-nos de nossas intenções egoístas e desejos impuros. Salvai-nos, por Vossa bondade e misericórdia, de todo apego ao que é temporário, de todo desejo de satisfação imediata, de toda impaciência, da intolerância, do egoísmo. Fazei-nos, Senhor, humildes, e sustentai-nos, Senhor, com o pão das lágrimas e a bebida copiosa do pranto (cf. Sl 79, 6). De nossos sofrimentos fazei o nosso pão, dando-nos por alimento a Carne e o Sangue de Vosso Filho que se dignou tomar sobre si as nossas dores e dar-nos a cura para todas as nossas enfermidades. Fazei, Senhor, que pela comunhão do Santíssimo Corpo e do Sacratíssimo Sangue de Vosso diletíssimo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, sempre mais nos assemelhemos a Ele, sobretudo na prática da misericórdia e no serviço da caridade, para que sejamos dignos de receber o prêmio das promessas feitas por Ele àqueles que neste mundo O amarem e testemunharem. Assim seja.

Ave Maria Rainha, Senhora nossa, a ti agora se voltam nossos olhares e preces, nossa gratidão, todo o nosso coração. Quem sobre a terra ou no céu ousaria pedir ao Cristo tão grande dádiva, quem poderia ousar querer de Deus um bem tão grande que somente é superado pela encarnação do Verbo, mas que a prece e a faz possível, pelos méritos que dela recebera? Foste feita rainha de todos os anjos e santos, glorificada pelas virtudes que em ti colocou o Senhor e pelo testemunho dos apóstolos, cuja afeição e devoção agora proclamam, qual coroa reluzente de virtudes, graças e incontáveis frutos, a tua santidade e exímia caridade, infindável bondade e absoluta submissão ao Divino Rei e Senhor nosso, Jesus Cristo. Tens sobre a cabeça a coroa dos apóstolos, primeira geração que te proclamou bem aventurada, feitos teus filhos pelo próprio Rei e tornados também coroa de tuas virtudes, filhos educados por quem foi educado por ti e agora cuidados pelas mesmas mãos, ensinados e aconselhados pela mesma voz que ensinou o menino Jesus a falar. Vestida de Sol, assim adornada por toda a graça do Deus Altíssimo, levada por Deus tu te elevas no céu sobre todas as coisas, envolvida por Sua infinita sabedoria e indizível caridade. Tens sob os pés a criação, passageira e mutável como vemos a lua no céu, e sobre a terra te elevas, Senhora poderosa, intercessora de súplica onipotente, Rainha de todos os santos. Por ti nos veio de Deus toda a graça do Céu, por isso és Rainha, Senhora Nossa, tu que moves o coração de Deus com tua prece e humildade, tu que com Deus és também onipotente, por tua nunca inoperante caridade, tua fé inabalável e inesgotável humildade. Dos santos, és a primeira, primeira redimida, primeira elevada em corpo e alma ao Céu, primeiro fruto da redenção de Cristo. És por isso Rainha, Senhora nossa, mãe de todos que a Cristo louvam louvando em ti as virtudes que Em ti quis Ele formar, que O amam amando a ti, que primeiro O trouxeste no seio e no coração.

Hoje te vemos no Céu, amada Maria, e louvamos aquele que assim te quis exaltar, colocando-nos sob os teus cuidados enquanto ainda somos peregrinos, para que cobertos de cuidados por ti não desfalecêssemos pelo caminho, para que fosses para nós abrigo e alívio nos caminhos no deserto e nos trouxesses o fogo do Espírito que em teu coração queima sem cessar, aquecendo-nos nas noites de nossa jornada. Hoje te vemos, Senhora nossa, e nos aproximamos de tão gloriosa contemplação, ouvindo de Deus a ordem: tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é santo (cf. Gn 3, 5). Assim nos aproximamos de ti e assim nos prostramos, contemplando em Ti a graça que Deus quis realizar e ouvindo em teu exemplo a ordem que Ele nos dá: liberta meu povo, anuncia a todos a boa nova da salvação. Vemos em ti a promessa cumprida e queremos vê-la em todos realizada também, levando a outros o calor do fogo que Deus quis fazer arder em nosso coração, quando O encontramos em ti, Maria Santíssima, virgem mãe do Redentor. Por isso roga por nós, Maria, para que a morte nos dê a recompensa que pedimos, em nossa prece e em nossos sacrifícios, em nossas obras, no exemplo que de ti imitamos. Amém.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo desde agora e para sempre, ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém