terça-feira, 6 de setembro de 2011

Jesus é Flagelado

Pai bondoso e cheio de misericórdia, Deus fiel e dileto Senhor de nossas almas, a Vós voltamos nossos olhares e pensamentos, afetos e desejos para pedir-Vos a única graça que nos é sumamente necessária: a santidade. Dai-nos, por vossa bondade, a disposição e a capacidade de cumprir Vossa vontade em todos os instantes de nossa vida. Nutri-nos incessantemente com o pão de Vossa graça e saciai nossa sede sempre com as águas puras do Espírito Santo, a fim de que sejamos sempre dóceis à Vossa vontade e saibamos progredir na santidade, na prática da justiça e no amor ao próximo. Assim seremos por Vós livres de todos os males, sobretudo saquele que nos ameaça na hora da morte, e encontraremos um final eternamente feliz junto de Vós. Amém.

Ave Maria Santíssima, Senhora Nossa, mãe das dores, Senhora do calvário, filha de Sião bendita cujo coração ferido de amor faz jorrar sobre o mundo o Amor que por Cristo tiveste a dita de guardar em teu seio. Vejo teus olhos vertendo abundantes lágrimas ao saber da prisão de teu amado filho e Senhor. Sinto a amargura e a tristeza de teu coração ao veres teu inocente Jesus, para ti para sempre o teu pequenino menino, ser conduzido por aqueles homens que ignoram a gravidade do crime que são forçados a cometer. Aqueles soldados veem nisso a obrigação de aplicar a sentença a um condenado e zombam deste homem que se dizia Filho de Deus, Rei dos Judeus, Senhor do Sábado, Mestre e Senhor e que guardava silêncio, não retrucava um insulto sequer, para que se convertessem os corações que o feriam, mais pelo amor do que por sinais ou prodígios. Ele queria a misericórdia, não o sacrifício, e por isso preferiu o amor aos prodígios, preferiu silenciar a defender-se. Imitou-te o exemplo, Maria, e aprendeu a obediência fazendo memória da obediência que viu em ti durante toda a Sua vida. Ele, em tudo semelhante aos homens, de tua virtude imitou o exemplo e silenciou, guardou tudo no coração e pelos sofrimentos que teve aprendeu a obedecer (cf. Hb 5, 8) e, obedecendo, pagou em nosso lugar o preço devido por nossos crimes.

Por isso és bendita Maria, por isso toda geração te proclama bem aventurada e eternamente feliz. O sim que disseste ao anjo ecoa na vida do Filho que de ti nasceu, a fortaleza que se vê no Filho viu-se antes na mãe, aquela que acreditou e viu cumprir-se plenamente o que da parte do Senhor lhe fora dito (cf. Lc 1, 45). Quem o poderia crer se não testemunhasse em teu favor o Filho que em ti gerou o Espírito, cumprindo ao máximo o mandamento de Seu Pai e, ao honrar o pai e a mãe que tivera na terra, prolongando os seus dias apesar de tão cedo encontrar a morte. Abraçou-a livremente, imitando a perseverança que no seio de sua família aprendera, consciente de que poderia livremente retomar a vida que ali entregava. Assim conquistou para si a vida prometida a quem cumprisse lei (cf. Ex 20, 12) e entregou o prêmio a todos quantos quisessem acreditá-lo e segui-lo. Livrou a todos da pena da lei, fazendo-a pesar sobre si. Ele, inocente, sofreu toda a pena, para que nós, culpados, da nossa culpa fôssemos remidos, recebendo dele o prêmio da vida, se lhe imitamos o exemplo que nos garante o perdão.

Isto alcança para nós, Maria, por tua constante intercessão e cuidado. Se por ti somos educados, como poderemos não nos parecer sempre mais com teu Filho? Isto queremos, somente isto desejamos, e que se perca todo o resto, contanto que, assim, de Cristo não nos percamos. Segura-nos, mãe, a fim de não cairmos na tentação final e te possamos encontrar na glória e contigo amar o Teu Filho, com o Pai e o Espírito Santo, por todo os séculos dos séculos. Amém.

Assim sejam sempre dadas glórias à Trindade Santíssima que a nós se quis revelar a fim de restaurar-nos a dignidade perdida pelo pecado. Ao Pai, ao Filho e ao Santo Espírito seja a glória e toda a nossa vida. Assim seja.