terça-feira, 26 de julho de 2011

Jesus é batizado

Pai Nosso, de nós quisestes fazer uma só família em Vosso Filho Jesus, que do céu desceu para resgatar-nos e levar-nos também ao Céu, onde estais, de onde nos chamais, de onde os bens devemos desejar apenas. Seja glorificado Vosso santo nome em nossa vida enquanto Vos celebramos pelas virtudes com que nos quisestes adornar. Sede sempre o nosso amparo, nosso sustento, guardando-nos sempre do perigo de perder-Vos para sempre. Assim seja.

Ave Maria, cheia de graça és porque concebeste o Salvador, aquele em quem habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Cl 2, 9). A este menino que um dia apresentaste ao Senhor o Batista também agora apresenta a Deus, batizando-O como se ele também precisasse de conversão. Fá-lo, porém, não para purificá-lo de algum pecado, mas já prenunciando o que Dele se diria mais tarde: "aquele que não conhecia pecado foi feito pecado por nós." (2Cor 5, 21). Se aquele primeiro mistério não entendias, tampouco entendes agora, Maria. De novo o apresentas ao Senhor, mas agora o deixas partir. Começa o tempo de anunciar. Vês agora ao longe teu pequenino, já crescido, e o continuas escutando, discretamente, guardando em teu coração as palavras deste que possui todo o agrado de Deus. Fora confiado a ti este menino, e nele também tu puseste todo teu agrado, e o teu agrado é agora vê-lo partir levando a felicidade que encontrou teu coração já naquele encontro com o arcanjo. Feliz dia, glorioso dia, é agora apresentado ao mundo o Filho da Virgem Maria, vero Filho do Homem, vero Filho de Deus!

Santa Maria, mãe de Deus, roga por nós, cuida de nós, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, feitas a quem quisesse segui-lo, para que não nos desviemos do caminho que nos propusemos seguir, o mesmo caminho escolhido por Cristo. Poderemos beber do mesmo cálice que Ele bebeu? Poderemos permanecer fiéis até a hora de nossa morte e, passada aquela hora, sermos contados entre os eleitos? Com tua ajuda, Maria, certamente poderemos. Roga por nós, sê para Jesus a nossa prece permanente. Amém.

Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim! Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! Sois digno de louvor e de glória eternamente!