domingo, 19 de abril de 2009

Olhares

Olhares, gestos discretos que têm o poder de nos penetrar a alma e arrancar de nós os significados que escondemos de nós mesmos. Há pessoas que são para nós como um filtro por onde passamos a vida, e em cujos olhos podemos ver refletida a verdade do que somos sem nos envergonharmos disso, por mais sujos que estejamos. Sinceridade, virtude que tanto estimo nos amigos, expressão característica do Amor que nos ensina que verdade e liberdade são dois conceitos que se entrelaçam até se tornarem inseparáveis, quase indistintos.

Olhares apressados ignoram os detalhes; amigos sabem demorar, sabem contemplar a vida para extrair dela o que lhe é essencial. Olhares assim são divinos, reflexos de Deus a iluminar-nos os passos, a encher-nos de coragem quando não vemos aonde vamos, onde pisamos. Amigos, pessoas que, apenas despontam em nossa lembrança, já fazem despertar o melhor que em nós descobriram, desenterraram, restauraram. Amigos têm o dom de revelar-nos as preciosidades que carregamos em nós por trás de nossos defeitos e limites, nos fazem perceber que é bom ser limitado, é bom precisar ter alguém por perto, mas, ao mesmo tempo, colocam o amor sempre acima das necessidades.

A todos os meus amigos quero deixar aqui minha sincera gratidão, pela presença tantas vezes silenciosa, mas que sempre produz muito fruto dentro de mim, que me fazem sorrir quando minhas razões parecem ter-se desfeito em minhas mãos. Amigos que me trazem felicidade com sua simples presença silenciosa, escondida ou com muitas palavras e sorrisos, porém, sempre sincera.