segunda-feira, 23 de março de 2009

Verdade

De quantas opiniões podemos extrair uma verdade? É paradoxal, mas parece que a quantidade de testemunhas vale mais do que a veracidade do que afirmam conhecer. De que valem as provas se temos opiniões? O verdadeiro tornou-se relativo, produto do delírio de uma autopiedade sempre crescente. As opiniões são sempre próprias, particulares de grupos ou indivíduos, indiscutíveis, e quando são acusadas de equívoco a acusação é sempre considerada equivocada. De que valem as provas se temos opiniões?

Alguns há que fazem tudo regidos por este princípio unilateral, frágil e infantil. As opiniões "indiscutíveis e sempre verdadeiras" são apenas a superfície desta egolatria que se exalta sobre os frágeis pilares das capacidades individuais. Eles esbanjam os frutos de seus esforços como querem, o quanto querem, num egoísmo que constrange todos os outros egoístas do mundo. Tem lugar aqui uma estranha competição, homens e mulheres ocupados em apiedarem-se de si mesmos, construindo imagens que disfarçam o próprio fracasso, escondendo a fraude que são em cenários de prosperidade e sucesso profissional. Que vença o mais egoísta! Isto gritam os instintos que se colocaram no lugar da liberdade de muitos.

É ser verdadeiro dizer-se cristão e ao mesmo tempo viver assim? "É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus."(1) Agora pergunto: de que valem as opiniões, se temos fatos?


(1) Mt 19, 24