quarta-feira, 1 de abril de 2009

Poetizando

A mística e a poesia sempre me pareceram íntimas. Uma é alma, a outra, revelação. Imagens, alegorias, metáforas, símbolos, moedas de um mesmo tesouro, revelações de um mesmo único mistério, o espírito. A tentativa de descrever sentimentos é uma preocupação constante nossa, e é às vezes frustrante o não saber, a falta de voz, a falta de palavras que digam o que queremos dizer. Poetizar é deixar que voem livres melodias às vezes silenciosas de palavras que nem sempre encontram destino certo, que partem sem saber aonde vão, ou como vão, com o desejo oculto de apenas serem o que são, sementes que ainda brotarão. É manhã que surge sem esforço, sol que nasce sem que o mandemos subir. Poesia é exercício, é escrever sem pretensão de saber, mas de apenas ser, é saber-se inculto, pela própria virtude mudo, com o simples desejo de comunicar. O que sei que não o saibam outros melhores que eu, que viveram desde antes que eu fosse, que disseram o que agora digo em palavras passadas que agora encontram eco em sentimentos de outro coração, que em mudas canções quer propagar o mesmo canto dos mesmos sentimentos? Experiências que permanecem, que prevalecem, verdades que mais falam de nós que as palavras com que tentamos exprimi-las, veladas, escondidas, resplandecentes atrás de véus, vultos luminosos que um dia verão a Luz.

Um comentário:

  1. Amigo, irmão, confidente e meu escritor predileto(isso é simples de explicar, pois sempre escreve a minha propria vida.. rsrs)

    Cada palavra dita ou escrita,pronunciada ou expressa somente no seu olhar me mostra o céu e o caminho santo que devo seguir, calando e paralizando as maldades do meu coração(cada minuto que penso nisso, me assusto com o jeito simples e humilde de Deus trabalhar em nós,e mesmo que tão frequente ainda me assusto, rsrs, normal!)
    Te ter perto e sempre... pois Deus sempre nos une da mais bela forma, me faz confiar e acreditar em uma doação completa de Deus em nós e o desejo de fazermos o mesmo com Ele!
    Como é simples e tão fácil de entender o que Deus quer de mim quando falado através das suas palavras, do seu testemunho e partilha.. e interessante como não me canso de dizer isso tbm.. rsrs
    Essa amizade e união me demonstra de forma bela a possibilidade de uma relação casta, santa, simples e humilde; sem interesses e pretensões (a não ser a mais bela das pretenções: o desejo de me ver no céu!)
    Obrigada pela presença constante, mesmo distante fisicamente e por ser sempre essa presença e essa voz de Deus ao meu pequeno coração!!

    Amo vc!! E quero tbm ser sempre pra vc esse caminho que te conduz ao céu!

    Que a Santa Cruz seja o nosso sustento!
    Amor e Sofrimento, por Cristo, com Cristo e em Cristo!

    ResponderExcluir