sexta-feira, 27 de abril de 2007

A Páscoa da Eucaristia

Neste tempo de imenso júbilo a vida da Igreja se reveste de novo esplendor, o esplendor do Cristo vivo, ressuscitado. Especialmente neste tempo, a Igreja veste trages de alegria e convida todos os fiéis a participarem desta festa que se estenderá pela eternidade.

A Páscoa é o fundamento da nossa fé, base de nossa esperança. "Se Cristo não ressuscitou dos mortos, vã é a nossa fé" (1). A fé católica se fundamenta na ressurreição do Cristo. Se Cristo estivesse morto, de que adiantaria acreditar e confiar nele? Lançando um olhar mais atento à doutrina de nossa Igreja, percebemos que ela não vê a Ressurreição como um fato distante no qual acreditamos sem dele vermos qualquer sinal; pelo contrário, a Santa Mãe Igreja ensina que o mesmo Jesus que Ressuscitou dos mortos é está na Santíssima Eucaristia, Sacramento do Amor, verdade do amor, essência de Deus(2). Este é precisamente o motivo de toda a alegria da Igreja neste tempo de vida e de luz. Jesus está no Santíssimo Sacramento tal qual está no Céu. Tão vivo e presente quanto estava com os apóstolos. A vida da Igreja está na Eucaristia, a nossa vida está na Eucaristia.

Se Cristo não Ressuscitou dos mortos, vã é a nossa fé. Se a Eucaristia não é o Cristo, vã é a nossa fé. A cada missa é tornado presente o Sacrifício da Cruz, a cada missa a ressurreição de Cristo acontece nos corações daqueles que o recebem com coração puro e humilde. No momento da consagração o Cristo é crucificado; quando rezamos pedindo que o Cordeiro de Deus tenha piedade de nós, o Cristo morre; quando comungamos o Cristo é sepultado em nossos corações; finalmente, se o recebemos dignamente, o Cristo ressuscita em nós.

"O coração do comungante torna-se-lhe o túmulo, pois cessa o estado sacramental ao dissolver-se, sob a ação do calor natural as Santas Espécies: Jesus Hóstia não mais se encontra em nós sacramentalmente. É a morte do sacramento, a consumação do holocausto. Túmulo glorioso no coração do justo, túmulo ignominioso no coração do pecador."(3)

Neste espaço em que falo de minha experiências com Deus não poderia deixar de falar deste tão grande tesouro, a Eucaristia. É incrível como sempre que meu coração está angustiado e longe de Deus a simples presença de Jesus Eucarístico me faz sentir-me melhor; e não só, contemplá-lo no Sacramento, apenas contemplá-lo, sem dizer uma palavra sequer, já é suficiente para não me importar mais com o tamanho das minhas dores, mas apenas com o tamanho do amor que Ele me tem. Jesus na Eucaristia é, além do meu maior tesouro, a razão da minha vida. Mesmo que eu ainda seja bastante infiel, Ele me faz desejar estar com ele. Uma irmã minha costuma repetir o que dizia Santa Teresinha: "Deus me faz desejar aquilo que Ele sempre quis me dar". Quem poderia desejar algo maior? A promessa de Cristo já seria, em si mesma, para nós, criaturas indignas, causa de eterno júbilo, mas Ele quis que tivéssemos mais do que uma promessa, quis que tivéssemos Ele mesmo, seu corpo, sangue, alma e divindade no Santíssimo Sacramento.

Nós Vos adoramos Senhor Jesus Cristo e Vos bendizemos, porque pela Santa Eucaristia alimentais o mundo!

Exultemos de alegria, Cristo está vivo no meio de nós!


Gloria in Excelsis Deo


(1) I Cor 15, 14
(2) Papa Bento XVI, Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis
(3) S. Pedro Julião Eymard