segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Aventuremos a vida!

"Aventuremos a vida! Não há quem melhor a guarde que quem a deu por perdida." (1)

Teresa nos exorta a arriscarmos nossas vidas por Cristo, como os apóstolos fizeram, como os santos fizeram, como ela mesma fez. É certo que sofreremos muito, talvez mais do que se não nos aventurássemos, mas "tudo o que se sofre por amor, por amor se cura" (1) .

Penso que para os cristãos, muitas vezes marcados como "esquisitos", deveria ser "esquisito" não ser cristão. É infundado o medo que nós cristãos temos de viver como cristãos de verdade. Esse medo é fruto apenas da situação cômoda em que estamos já há muito tempo; parece-nos mais fácil ficar assim do que arriscar qualquer mudança. Nos julgamos livres para fazermos o que queremos, mas essa liberdade se limita a fazer o que o mundo aprova. É preciso abrir mão de nossas próprias vidas e abraçar a vida do próprio Deus, a vida eterna, vida que venceu a morte, vida que vence a morte.

”No mundo tereis aflições, mas tende confiança! Eu venci o mundo.” (2)

Como podemos ainda desejar com tanta sede as coisas deste mundo se temos diante de nós a Eucaristia? Deus nos deu sua vida, nos fez participantes de sua própria vida no Santíssimo Sacramento. Já não há mais nada a temer, porque Deus habita em nós e Ele vive em nós. A Eucaristia é tudo quanto deveríamos desejar, é o próprio Deus que vem a nós para viver em nós. "Temos o Santíssimo Sacramento, e aí está tudo o de que preciso" (3) .

Adoremos o Cristo crucificado e soframos com Ele, pois este é o caminho por onde se vai ao céu. "Tudo sofre quem olha para Jesus na cruz" (4), porque "não existe um caminho mais seguro para chegar ao paraíso do que o da cruz. O próprio Deus o escolheu" (5) . "A cruz é o trono dos que amam Jesus Cristo de verdade" (6), porque "para ganhar o céu, todo sofrimento é pouco" (7) .

"Tenha sempre uma fé inquebrantável no amor. Se tens que sofrer, prova é de que o Senhor te ama com predileção." (5)

É preciso que nos refugiemos no Peito Chagado de Jesus Cristo, este é o lugar dos verdadeiros adoradores. É preciso recorrer constantemente a Deus, mesmo quando a tentação nos parece fácil de superar. "Orai sem cessar" (8) . "A oração é um diálogo com Deus. Ninguém alcança a própria salvação sem o auxílio de Deus; mas se não orar ninguém merece tal auxílio" (9) .

"Sejam vigilantes, permaneçam firmes na fé, sejam homens, sejam fortes. Façam tudo com amor" (10), porque "quando se ama tudo é alegria, a cruz não pesa, o martírio não se sente, vive-se mais no céu que na terra" (11) .

Vivamos sempre para Deus, vivamos de Deus, vivamos da Eucaristia! "A nossa vida deveria ser eucarística. Nossa mente e nosso coração deveriam entreter-se continuamente com o Santíssimo Sacramento" (12) . "A Santíssima Eucaristia é o Sacramento de amor, prova de amor" (13) .

"Nada mais tenho a dizer-vos. Vós tendes a Eucaristia. Que quereis ainda mais?" (3) .


(1) Santa Teresa D’Ávila
(2) Jo 16, 33
(3) São Pedro Juliao Eymard
(4) Santo Afonso Maria de Ligório
(5) Bem-aventurada Elisabete da Santíssima Trindade
(6) Santa Margarida Maria Alacoque
(7) São José Calazans
(8) I Ts 5, 17
(9) Santo Agostinho
(10) I Cor 16, 13s
(11) Santa Teresa dos Andes
(12) Bem-aventurado José Allamano
(13) Santo Tomás de Aquino