terça-feira, 23 de outubro de 2007

Diferenças

É difícil viver no mundo e conviver com diferenças que agridem. Às vezes eu queria ter o poder de modificar as pessoas e torná-las instantaneamente santas, mas não posso mudar a realidade assim, preciso aprender a conviver com aquilo que me incomoda e provocar mudanças aos poucos. Não posso exigir que o outro viva de acordo com as opções que fiz para viver como vivo, como se o fato de aquele não seguir os preceitos que escolhi fosse sempre um erro. Minha vida não é molde para a vida dos outros e as opções que eu faço não se impõe às pessoas com as quais me relaciono. É uma simples questão de respeito, e não de omissão diante do outro e daquilo que ele faz que é contrário aos valores que escolhi. A pregação de Jesus nunca foi uma imposição de valores, mas sempre uma proposta que colocava em evidência a liberdade daquele a quem Ele se dirigia, e assim deve ser a minha pregação também.
Há uma frase que gosto muito que diz assim: "Sempre que estive entre os homens menos homem voltei" (1). Nisso muitos entendem um desejo de fuga, mas permita-me interpretá-la de outra forma. O mundo tem o terrível costume de se esconder por trás de personagens, alegres e trágicos, e o convívio com pessoas assim é para mim um risco constante de querer ocultar o que sou para ser aceito por um determinado grupo. Importa que não me deixe levar pelo discurso das máscaras, para que minha identidade não se perca. Assim, aquela frase não é uma reflexão pessimista diante de uma realidade, mas é um alerta para que eu não esqueça quem eu sou. "Sempre que estive com Deus mais homem voltei". Essa deve ser minha reflexão a cada dia, e é isso que deve inspirar em mim o desejo de ser mais eu mesmo a cada dia, com Deus. Dizia Santo Agostinho: "Deus é mais eu mesmo do que eu mesmo sou eu mesmo". Que seja assim, não eu, mas Cristo vivendo em mim (2).

(1) Sêneca, Epist. 7
(2) cf. Gl 2, 20

4 comentários:

  1. Fácil nunca foi e nunca será... Olhar o mundo a partir da visão de Jesus e não a partir dos meus conceitos e achismos.
    Querido Paulo!
    Que alegria pode passar por aqui e contemplar a obra que Deus tem realizado em tua vida. Vida de oração pressupõe em auto-conhecimento. Deus é muito mais você do que vc mesmo... rs Uau! Só Santo Agostinho p/ escrever uma dessas!
    Eis o meu desejo: Ser o que Deus pensa de mim, assim como Teresa... A Teresa de Jesus que amou o Jesus da Teresa.
    SHALOM
    www.narllynha.weblogger.com.br

    ResponderExcluir
  2. Paulooooooooooo.....

    Só porque o que vc aparentemente vê nas pessoas não te agrada a primeira vista não significa que elas não são santas, puras e tals....
    Lembre-se da música do Pe. Fábio de Melo: "muitas prostitutas nos precedem...", lembra da historia que te contei da menina da van....
    Na Bíblia já diz claramente que nem todos aqueles que dize "Senhor, Senhor" chegarão ao reino ds céus....
    Só por que parece não significa que seja. Só Deus conhece o coração do homem... Minha vovis vive dizendo : "Coração do homem eh terra que ninguem anda..."
    Não nutra esses sentimentos de "não aceitação" ou até mesmo "um certo repúdio", existem circunstancias, ações erradas, dias errados...
    Ninguém deve ser julgado, claro que nós homens sempre julgamos as pessoas que estão a nossa volta para o bem e para o mal. ERRO GRAVE!!! Eh inevitável julgar, já que assim afinal, como eu sempre digo: somos 6 e não 7. Como não conseguimos nos privar do sentimento de jurados, procuremos então julgar as pessoas não pelo que elas disseram certa vez, em certo dia... NÃO NÃO!!!! Migo procure ver as pessoas com o seu coração, que tem Jesus!! Só o coração! Veja o que a pessoa tem no coração porque é o coração que JESUS olha, eh no coração de cada um que mora a VERDADE, A VERDADE DE QUEM SOU!
    Bem essa eh minha opinião... Pode até parecer brusca, mas eu não consigo pensar como vc qndo diz q gostaria que as pessoas fizessem assim ou assado, não existe um jeito de falar, fazer, tipo coisa de robô. A prova de quem somos está no coração! Soh nele!
    O que uma pessoa faz ou diz não determina o que ela é ou será. Só seu coração define qlqr coisa.
    Cada pessoa tem seu próprio caminho, seu proprio jeito de chegar a JESUS! O seu eh a Comunidade, a Igreja, as orações e tudo mais. Outros não vão na Igreja com frequencia (ou nunca vão), não participam de uma Comunidade...
    Mas vc deve estar pensando então como podem estar perto de JEsus?? Eu te digo, elas abriram a porta e deixaram ELE. Umas transmitem cuidando de seus amigos, parentes, deficientes, orfãos, caridade... Sacou??? Caridade! A bondade que mora em nosso coração, a caridade! Ela define o que somos, no que acreditamos!!! Sacou a parada???
    Migo, digo isso não por querer discordar dos seus sentimentos e palavras, digo isso pq vc sabe q o q eu penso eu falo pq não admito falsidade, outra vc eh meu migoligo! Tenho que te falar o q penso, ora carambolas!
    Digo tudo isso migo, pq minha vovis me passou muitos ensinamentos, pérolas raras! E eu já vi e ouvi dela mtas coisas, experiencias e tals... E tudo mostra que o q vale eh a caridade, o coração! O caminho para JESUS: amor = caridade+coração!

    BJÃO!

    ResponderExcluir
  3. Oi Paulo...
    Como a Narllinha disse.. fácil nunca será... olhar o mundo com o olhar de Jesus...
    Hoje é o que eu vivo... pra variar.. exatamente isso... será pq??? kkkk
    Falar e não ser compreendida, agir e não entenderem meus atos, VIVER e não entenderem o que eu vivo... e com isso sofrer por querer que todos entendam, agem e vivem como eu...
    Não por ser melhor ou pior que ninguém.. JAMAIS!!! Mais por sofrer com o outro as dores da solidão, do vazio, dor de tentar peencher com aquilo que não preenche....Mais é extamente isso que Deus me chama a viver... nos chama a viver... sofrer com todos os homens todas as dores que o afetam como um TODO!!
    E é por isso que sofremos ao ver os erros do mundo... porque na verdade não sofremos pelo pecado... sofremos pelo e com o pecador!! (Nossa, nunca tinha pensado dessa forma... kkkk, pra variar! )
    E acho que nada melhor do que Nosso Manual pra explicar o que hoje vivemos:
    "É o Seu amor que nos faz amar incondicionalmente, separando o erro de quem fez errado, rezando pelo outro a fim de que alcance a graça de Deus. Esse amor nos crucifica com Cristo, fazendo-nos padecer pela distância que o outro tem de Deus e também pelas dores que o afligem."
    Soframos então "... à maneira de Maria, em silêncio, longe da ânsia de querer explicá-la, sem tentar modificá-la e sem viver em função dela!"
    Que Maria seja o nosso exemplo.. a Virgem do Silêncio!!
    É muito bom enxergar hoje nosso Ministério crescendo, simplesmente por graça e vontade de Deus!!!
    Te amo muito,muito, muito....!!!
    Bjinhos...
    Ceci..sua única irmã preta!

    ResponderExcluir
  4. Interessante como Deus nos ensina, aos poucos, e quando saimos um pouco do "nosso" mundo, que cada um tem sua forma de viver, cada um faz suas escolhas. E nossas escolhas dependem de tantos fatores, são tão complexas, dependem de nosso passado, se baseiam no presente e no que desejamos para o futuro, depende das pessoas com as quais convivemos, daquilo que enxergamos... E muitas vezes passamos a vida inteira querendo que vivam como nós, mas esquecendo que nunca viveram o que vivemos... E esquecemos que há várias formas de se amar a Deus, de obedecer a Deus, de viver Seus preceitos... E isso é lindo em nossa Igreja... um só Espírito, mas muitas vocações e missões diferentes... Todos buscando encontrar e amar o Eterno...
    Não sei se é bem essa a reflexão que vc faz, Paulão. Mas minha vida tem mostrado tanta coisa fantástica, tantas formas diferentes das pessoas amarem e obedecerem a Deus ... Que bom que Deus nos deixa entender essas coisas... Paramos de julgar, de exigir das pessoas, e de impor numa religião que é proposta,, que é oferta e não imposição.

    Te amo muito, amigo "franciscano"...

    Beijinhos

    ResponderExcluir